A vila de Oleiros situa-se no Distrito de Castelo Branco e tem cerca de 2.300 habitantes. Possui um vasto território e a sua economia baseia-se, principalmente nas indústrias da madeira. O fluxo turístico para esta região tem vindo a crescer devido ao património edificado aqui encontrado, repleto de pinturas e ruínas históricas.
Encontramos aqui um vasto património cultural e religioso, como o edifício da Igreja Matriz de Oleiros, que tem um altar-mor revestido de azulejos hispano-árabes do séc. XVI, e alguns caixotes de madeira onde foram pintadas imagens setecentistas de evocação Mariana. Um outro edifício de cariz religioso que merece destaque é a Igreja da Misericórdia de Oleiros.
Existem ainda alguns outros espaços de arquitetura erudita situados em locais naturais com paisagens deslumbrantes, entre elas a ribeira que serpenteia o concelho e as serras que o resguardam, espaços com vistas panorâmicas fantásticas.
De salientar a antiguidade do património histórico, alguns edifícios contam com séculos de existência e muitos destes estão localizados por entre as aldeias que fazem parte do concelho de Oleiros.