Oleiros tem uma gastronomia regional que deixa qualquer um com água na boca. Quem nunca ouviu falar em Maranhos? Uma iguaria típica da região que não deixa ninguém indiferente: um pequeno saco feito de bucho de cabra, recheado com carne de cabra, presunto, cebola e arroz temperado com hortelã, colorau, salsa entre outros ingredientes que lhe dão um agradável sabor.
Ou o Cabrito Estonado: outra extraordinária iguaria de Oleiros, em que o cabrito tem um sabor singular devido ao seu recheio e tempero, ficando a pele estaladiça como a do leitão assado.
Sendo esta uma terra também de castanhas, os habitantes de Oleiros usam-nas de todas as formas: na sopa, como entrada, acompanhamento, sobremesa e até no licor. O Licor de Castanha típico da região é de uma doçura e sabor que só experimentando é que vai perceber. O Medronho, fruto típico da região, usado na aguardente, também é muito frequente na gastronomia.
A carne de javali, a chanfana, os enchidos, a truta grelhada, o coelho à caçador, a perdiz assada ou frita, a broa e papas de milho, o mel, o vinho e a jeropiga fazem igualmente parte das iguarias típicas de Oleiros. Merece também destaque o vinho Calum, as filhós e as tigeladas. São muitos e variados os motivos para visitar Oleiros!