O artesanato é o resultado da união entre a criatividade popular e o aproveitamento de matérias-primas predominantes no meio físico envolvente que, ao longo dos séculos tem marcado presença no quotidiano das nossas populações. As matérias-primas mais utilizadas são o linho, a madeira, a cortiça, granito, verga e louças.
|
Sr. Mário Antunes e Maria da Conceição, um filho da terra com 80 anos de idade, cria peças utilitárias em madeira, que derivam de diferentes florestas e de vários continentes, privilegiando, através da sua criatividade e imaginação, não só de Oleiros, mas também outros locais.
Quando andava na escola, Mário Antunes fazia carros em madeira que eram cobiçados pelos colegas e chegavam a originar brigas, Mário Antunes usava raiz de amieiro, “uma madeira muito macia” que lhe permitia moldar os brinquedos. Aos 80 anos, a prática na carpintaria ajudou-o a dominar as características de cada espécie e combina diferentes tipos de madeira para obter os resultados pretendidos. Assim como a sua esposa que faz sublimes trabalhos em macramé.
|
Rosa Afonso, natural e residente em Oleiros é também ela uma reconhecida artesã Oleirense, que para além de criar peças decorativas em várias formas (linho, tela, acrílico, azulejo), vende no seu próprio atelier e promove cursos de pintura estimulando a criação de novos artistas na região.
|