
No dia 14 de abril, foi inaugurada, na sede da Junta de Freguesia, a terceira exposição referente ao tema de profissões de todos os tempos.
Durante o mês de abril e maio, todos os interessados, poderão visitar a exposição, que se encontra no átrio da Junta de Freguesia.
Esta mostra pretende representar um pouco das artes de alfaiataria e de costura e é constituída por alguns objetos, ferramentas, materiais e peças guardadas e cedidas pela dona Odete Rijo, pelo senhor João Rijo, pelo senhor Fernando Martins Dias e pelos familiares do senhor José Luís, desde o tempo em que exerceram estes ofícios.
A pertinência destas atividades, prende-se com o facto de a Junta de Freguesia considerar que é uma forma de se prestar homenagem a estas profissões tão bonitas e importantes e de se honrar a dedicação e o esforço dos antepassados. Além disso, pretende-se que estas ações também contribuam para o combate ao isolamento e que fomentem a interação social entre a população residente e os que nos visitam.
No momento da abertura, o presidente da autarquia agradeceu a colaboração e a presença do casal Rijo e do senhor Fernando (da Abitureira) e destacou o trabalho que tem sido desenvolvido na promoção e divulgação da cultura e das artes na freguesia.
Os “artistas” tiveram oportunidade de explicar algumas das fases da confeção de peças de roupa e de demonstrar o manuseamento de algumas das ferramentas mais interessantes. Falaram também do tempo em que se deslocavam de casa em casa, com as ferramentas às costas e do brio que aplicavam em cada obra produzida “à medida de cada freguês”.
Até final de maio, esperam-se muitas visitas à exposição, que podem ser enriquecidas pela leitura de um pequeno folheto explicativo, disponível no local.
