
Os Santos Populares voltaram a dinamizar a zona envolvente da Câmara Municipal de Oleiros. Durante os três fins de semana de junho comemorativos do Santo António, São João e São Pedro. Houve muita animação com música a cargo de artistas da região, marchas populares, folclore e a gastronomia tradicional desta época.
A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia há mais de dez anos. Este ano teve a Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (ARCO) como associação parceira, explorando os bares e a restauração dos arraiais. Segundo o presidente da direção da ARCO, a avaliação geral “foi de muito trabalho, mas que valeu a pena o esforço”, considerando positiva e valiosa a oportunidade que a Junta de Freguesia deu à associação, para poder angariar fundos para o lançamento da época desportiva.
No primeiro fim de semana, decorreram as marchas populares, no segundo a parada musical a cargo da Sociedade Filarmónica Oleirense e, no último, decorreu um festival de folclore, organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros.
Nesta noite, após troca de lembranças entre os ranchos participantes (Oleiros, Tancos, Évora, Ribacôa e Montemor-o-Velho), o presidente da Junta de Freguesia destacou que o sucesso dos Santos Populares se deve também à colaboração do município e à cooperação entre as associações locais e as autarquias.