A Freguesia de Oleiros Amieira, de momento, está a analisar um trajeto que dará origem a um percurso pedestre, circular, de pequena rota (PR) com, aproximadamente, 10 km de distância. Com esta intervenção serão recuperados alguns dos trilhos que, outrora, existiram nas margens da Ribeira de Oleiros, assim como lugares emblemáticos para a população como é o caso da Fonte dos “Braços” ou o “Almo” e ainda a promoção da caprinicultura que está muito presente nos campos agrícolas ao longo desta ribeira.
Este percurso tem por objetivos estimular a visita à vila de Oleiros, promover o conhecimento da paisagem ribeirinha e das suas populações, e sobretudo propagar a “história” do delicioso e suculento, cabrito estonado, característico deste território.
Com esta aposta os pedestrianistas, e a população em geral, têm razões para visitarem o território, onde o percurso pedestre servirá de ponto de partida à descoberta do cabrito estonado, sendo uma mais-valia para a diversificação turística do concelho."