Link para página

Destaques Rotativos - Junta Freguesia
Uma Freguesia sempre perto de Si!
Destaques Rotativos - Oleiros
Desfrute do Parque de Campismo de Oleiros!
Destaques Rotativos - Ribeira
Descubra os encantos da Ribeira de Oleiros!

O projeto “Haja Saúde” funciona há cerca de 7 anos na freguesia de Oleiros/Amieira.

Na sua essência, assume-se como um projeto de prevenção ao nível da saúde aliado à intervenção social. Ao mesmo tempo que é feito um acompanhamento holístico junto da população, onde se monitorizam aspetos básicos de saúde, promove-se a interação com os utentes, em tempos em que a humanização dos cuidados é tão necessária.

“Podemos ouvir as pessoas, dar-lhes do nosso tempo, podemos informá-las e ajudar a ultrapassar dificuldades do dia-a-dia. Em suma, podemos contribuir para o seu bem-estar com gestos tão simples como tratá-las pelo seu nome e escutar as suas queixas.”, refere a assistente social Telma Mateus.

Nas manhãs de domingo, quinzenalmente, reúne-se a equipa que percorre a freguesia: duas enfermeiras, uma assistente social, elementos da Junta de Freguesia e elementos dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, que prestam o serviço de transporte em viaturas/ambulâncias desta instituição.

Nas palavras do presidente da Junta de Freguesia, António Jorge Antunes, “Esta ação, pelo vasto número de aldeias e de pequenos lugares existentes, está organizada em quatro rotas, sendo que, ao longo do ano, são feitos seis rastreios em cada uma das zonas. Inicialmente, os rastreios realizavam-se em Associações ou em espaços neutros e centrais, onde fosse fácil o acesso à população. Devido ao facto desta estar cada vez mais envelhecida e, consequentemente, com maiores dificuldades de mobilidade, o Haja Saúde é realizado, em muito casos, nos seus próprios domicílios O número de pessoas rastreadas tem vindo a baixar de 400 em 2015 para os atuais 300, fruto do grava despovoamento desta região.”

Uma das enfermeiras que, desde a primeira hora, aderiu a esta iniciativa, Ana Gonçalves, explica que “são avaliados os parâmetros básicos de saúde como a tensão arterial, a pulsação, a glicémia, o perímetro abdominal, o colesterol, etc. São sinalizados os casos que carecem de avaliação médica, posteriormente encaminhados para o Centro de Saúde de Oleiros, a fim de serem acompanhados pelo seu médico de família. Nas situações em que algum dos valores esteja alterado, em função do histórico do utente, este é encaminhado de imediato para o Centro de Saúde. No ano 2019, tivemos cinco casos em que tal aconteceu, na sua maioria por alterações aos níveis da tensão arterial e/ou de glicémia.”

Cada pessoa tem um Cartão de Utente individual, onde se registam os valores e se coloca a data da próxima visita. Ainda assim, na semana que antecede cada “Haja Saúde”, são colocados avisos nos diversos lugares e as pessoas são lembradas pela Junta de Freguesia.

O Projeto Haja Saúde é um instrumento de grande proximidade com a população e, renova o seu sentido por cada vez que acontece. Infelizmente, a pandemia obrigou à interrupção desta atividade mas, logo que seja possível reunir as condições de segurança necessárias, voltaremos ao terreno, garante António Jorge.

Modulo In1
Modulo In2
Modulo In3
Newsletter
A nossa newsletter tem como objectivo primeiro levar ao conhecimento dos nossos utilizadores as mais recentes notícias, eventos relativos à Freguesia.